Correio Popular Notícia






Mais de mil mulheres são atendidas com exames de mamografia

Data da notícia: 30/11/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111201d.jpg[/IMG] (Da Redação) Desde que o mamógrafo foi instalado, em abril deste ano, a Unidade Básica de Saúde de Ji-Parana, Ceci Cunha, já atendeu mais de mil mulheres do município e de mais 16 cidades do interior do Estado. A informação é do secretário municipal de Saúde, médico Abrahim Chamma. O chefe da pasta no município informou na manhã de ontem (30) que o agendamento de exame de mamografia, que antes era realizado com mais dias, agora vai ser feito a cada 15 dias na UBS Ceci Cunha. O objetivo da redução dos dias é visando atender a demanda, que é muita.
Segundo o secretário de saúde, são realizados 180 exames por mês. A unidade de saúde da mulher, além do exame de mamografia, relaliza o exame de ginecologia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para pessoas de Ji-Paraná e de 16 municípios. Abrahim disse que para fazer o exame a mulher precisa passar por um atendimento com ginecologista, que fará um pedido médico específico. Só com este pedido, o Cartão do SUS e a Carteira de Identidade será feito o agendamento. ?Sem este pedido não será realizado o exame, pois é ele que passará todos os dados e informações necessárias para acompanharmos cada caso e atualizarmos o Sismama (Sistema de Informação do Programa de Controle do Câncer de Mama)?, explicou a diretora da UBS Ceci Cunha Cristina Siqueira.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Este tipo de câncer tem cura se descoberto no início. A mamografia (radiografia da mama), segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). É realizada em um aparelho de Raio-X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O público-alvo são mulheres a partir de 40 anos, com antecedentes de casos de câncer na família ou quando houver alteração ou queixa importante na mama.

CAMPANHA - A equipe do DAB realizará a 3ª Campanha de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, no próximo dia 10, das 7h30 às 17h30, em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Conforme a diretora do DAB (Departamento de Atenção Básica) da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), Francielle Lovo, a meta desta campanha é coletar dois mil exames, sendo que o público alvo são mulheres entre 25 e 59 anos de idade. ?A mulher deve procurar a UBS mais próxima de sua residência para fazer a coleta, que é gratuita. A campanha visa alertar as mulheres sobre a importância do exame e intensificar a coleta. Após a campanha, os exames continuarão sendo realizados nas UBS?, informou Francielle Lovo.
Para fazer o exame, a mulher deve levar o Cartão do SUS, CPF e Carteira de Identidade. ?O Papanicolaou é um teste que examina as células coletadas do colo do útero. O objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais. O exame pode também identificar condições não cancerosas como infecção ou inflamação. As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%?, explicou Francielle.
Devem fazer o exame, segundo o Ministério da Saúde, todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos. As mulheres grávidas também podem fazer o preventivo. O cuidado que a mulher deve ter antes de fazer o exame são os seguintes: Não estar próximo ao período menstrual, nos três dias anteriores ao exame não ter relação sexual (mesmo com camisinha), não usar duchas ou medicamentos vaginais e coletar o exame após sete dias do término da menstruação.

Fonte:






Noticia vista 1737 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.